Porque correr faz bem!

A corrida é um dos esportes mais procurados por aqueles que desejam começar uma atividade física. Isso se deve, talvez, pela popularidade que as provas de corrida ganharam nos últimos tempos. Quem não tem um amigo que vive postando fotos desses eventos nas redes sociais e, até mesmo, se gabando de ter conquistado uma medalha ou de ter perdido peso? Hoje em dia existem diversas provas de corridas temáticas, seja para defender uma causa ou apenas para criar um clima diferente.

Quando você conversa com um corredor é possível perceber a motivação e o brilho nos olhos que essa pessoa tem pela corrida. A persistência e a determinação são fundamentais para alcançar metas cada vez mais desafiadoras e é isso que faz desse esporte algo tão prazeroso. E se você está lendo este artigo porque também quer ter, em breve, muitas conquistas para comemorar, você está no lugar certo!

 

Correr faz muito bem à saúde física e mental

  • Coração e Pressão – Esse exercício faz com que o coração bombeie mais sangue com menos batidas, para todo o corpo, se tornando muito mais eficiente. Além disso, com o aumento do fluxo sanguíneo, aumenta-se também a entrada de oxigênio nos tecidos. E se você tem hipertensão arterial, essa atividade pode te ajudar a controlar o problema. Existem treinos específicos, como trabalhar a velocidade em terrenos planos, que ajudam a diminuir a pressão arterial.
  • Pulmões e Rins – Quando corremos o volume do ar inspirado é muito maior do que o normal, isso faz com que a capacidade de respiração se torne maior também, fortalecendo e aumentando a capacidade dos pulmões. Já os rins são beneficiados com o aumento da circulação, que têm a função de filtrar o sangue e reduzir a quantidade de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.
  • Fortalecimento – A corrida é um ótimo exercício de fortalecimento, pois melhora a resistência muscular, faz com que a cartilagem das articulações fique mais encorpada, além de estimular a formação de massa óssea, o que evita doenças como a osteoporose.
  • Perda de Peso – Não é à toa que os professores de academias dão a corrida como principal exercício para quem quer queimar calorias. Correr é ótimo para perder peso e quanto mais intenso for o treino, melhor. Com apenas uma hora de treino o corredor chega a queimar 950 calorias. Além disso, esses atletas se beneficiam da diminuição dos níveis de LDL, que é o colesterol ruim, aumentando o nível de HDL, o colesterol bom.
  • Saúde Mental – Nada de depressão ou sono. Praticar corrida faz com que os níveis de serotonina no cérebro aumentem, e essa substância impede que você sinta desanimo ou desmotivação, aumentando seu nível de confiança para encarar os problemas do dia a dia. A corrida também te ajuda na liberação de hormônios como o cortisol, responsável por aliviar o estresse e a ansiedade, e a endorfina, que provoca sensação de bem-estar e ajuda a ter uma melhor qualidade de sono.

 

Começar e não desistir

É muito comum as pessoas ficarem empolgadas com os benefícios que a corrida proporciona, começarem a praticar e desistirem antes mesmo de completar o primeiro mês de treino. Isso porque esse é um exercício que exige muito do corpo e, inclusive, é por isso que traz tantos benefícios.

O que acontece? – Para não desistir você primeiro precisa entender o que vai acontecer com o seu corpo quando começar. Uma das principais queixas dos desistentes é a falta de fôlego e as dores musculares. Isso faz parte do processo, mas tenha em mente que a prática e a persistência vão te ajudar a melhorar.

Entre a sexta e a oitava semana de treino seu coração já estará trabalhando melhor. A capacidade contrátil mais eficiente, tanto durante a atividade quanto em repouso, melhorará o fluxo sanguíneo, garantindo ao corredor a capacidade de trabalhar em frequências cardíacas mais baixas e isso significa que o coração pulsa menos para realizar o exercício, diminuindo a sensação de cansaço.

Aproximadamente após a 12ª semana você começará a sentir menos dores musculares. Estima-se que nesse período ocorra um aumento na capacidade do uso de oxigênio pelas fibras musculares. Isso faz com que o músculo forneça mais energia para a contração de forma mais econômica. Ou seja, a determinação será muito importante nos 3 primeiros meses.

Comece do começo – Agora que você já sabe o que te espera, tenha em mente que não dá para sair de uma vida sedentária direto para a maratona. Esse é um erro muito comum entre os iniciantes. Então, procure um professor de educação física para montar o seu treino.

Geralmente, pessoas sedentárias começam com caminhadas leves e vão progredindo até alcançarem resistência para correr. Por isso, não tenha vergonha de caminhar e não fique se comparando aos outros. Respeitar os limites do seu corpo será fundamental para que persista e alcance bons resultados.

Passar por uma avaliação médica também pode ser importante, principalmente para evitar lesões. Quanto mais informações seu treinador tiver sobre seu condicionamento físico e sobre sua saúde, mais fácil será de acertar o tipo de treino ideal para você.

Comemore as Conquistas – A corrida não é só um exercício, é também um estilo de vida e o fator psicológico é o maior responsável pelas desistências. Por isso, comemorar seus resultados é fundamental para se manter motivado e você só precisa ser justo consigo mesmo.

Sinta as pequenas mudanças no seu corpo, o aumento do seu fôlego e da sua resistência. Comemore cada aumento de objetivo e mantenha-se determinado. Chame aquele seu amigo que sempre posta fotos de corrida nas redes sociais para conversar, ou até mesmo, para ser seu parceiro de exercícios. Contar com amigos de corrida, ou conversar com outras pessoas que praticam esse esporte pode te ajudar muito.

Não desista – A preguiça, o sono, o frio, a chuva e o sol forte fazem parte das desculpas que criamos para não correr. Mas é muito importante não abandonar seu treino, seja lá o que estiver acontecendo. Ter em casa um aparelho de ginástica é algo acessível e uma ótima dica para não arranjar desculpas. Veja sobre as Esteiras e Elípticos Movement. Eles têm uma linha especial de aparelhos para residências.

Pessoas que são apaixonadas pela corrida têm mais disposição, brilho nos olhos e são muito mais felizes. Se você quer tudo isso para você, corra!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

treze − 13 =